domingo, 30 de março de 2014

FOUNDIE E VINHOS‏..

Tadeu Ribeiro

Fondue é um prato de origem suíça, originalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou réchaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.

FOUNDIE DE CARNE
Os vinhos tintos da Borgonha, tradicional região da França, são os mais indicados, pois neste caso “O ideal é um vinho mais leve, aromático e sutil como o Bourgogne Cuvée Latou.
Porem há algumas outras sugestões: da Argentina o Quará Malbec, Graffigna Cabernet Sauvignon e Trumpeter Malbec/Syrah, da Itália o San Marzano Primitivo, Pizatto Reserva Merlot, ou Pasión 4 Bonarda, Bom Juiz do Alentejo, da África do Sul o Goats do Roam Red, alem do frances Chateau Piron.

Foto divulgação

FOUNDIE DE QUEIJO
Já no fondue de queijo, as pessoas estão mais acostumadas a tomarem vinho tinto, porem, o vinho mais indicado é o branco seco, pois  como este fondue é forte e tem um sabor bem acentuado, o branco seco em seu processo de fermentação consome todo o açúcar da uva permitindo que o sabor do queijo apareça mais e não tenha o sabor alterado”Além do seco, brancos mais suaves, como os suíços, e meio-doces, como os alemães, também são algumas boas opções para acompanhar o delicioso e tradicional prato de inverno. No entanto, deve-se evitar os vinhos das uvas Sauvignon Blanc e Gewürztraminer.
Outro detalhe que vale ficar de olho é na temperatura da bebida. “O vinho branco não pode ser consumido acima de 5ºC. Esse contraste de temperatura – vinho gelado com fondue quente – é a chave do prato. É o que provoca a sensação de prazer”
Um vinho tinto pouco tânico, leve e fácil de beber sem se contrapor ao queijo também seria o ideal.
Sugestões de Vinhos Brancos:
Benjamin de Nieto Senetiner Chardonnay, Septima Chardonnay –Semillon, Monsaraz Branco, Thomas Mitchel Chardonnay um australiano muito bem pontuado, Chateau Peyruchet Branco, da África do Sul o Danie de Wet Sur Lie, da Argentina o Callia Magna Viognier e o português do Alentejo Quinta de Cabriz
Sugestões de Vinhos tintos:
Salton Merlot Volpi, Fincas Privadas Tempranillo, Alfredo Roca Pinot Noir, Casillero Del Diablo Merlot, Bordeaux Grand Theatre, Sur Reserva Pinot Noir, Bonachi Montepulcinao d’Abruzzo e também o português Vila Regia
Foto divulgação


FOUNDIE DE CHOCOLATE
E o menos rigoroso em relação aos vinhos. Muitas vezes consumido como sobremesa, o prato doce aceita bons vinhos tintos e até licores.
Dentre eles: Banyuls ( da região de Roussillon no sul da França) como o Chapoutier porém, um bom Vinho do Porto Ruby, faz com que esse delicioso prato seja inesquecível.
Foto divulgação

Espero te-los ajudado!
Ate a próxima Semana! Com a receita do Foundie de Queijo!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Copyright © 2015 - clickjoribeiro.com.br

Todos os direitos reservados

Design e código: Sanyt Design | Imagem logo: Deposit Photos