segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Exposição do segundo ato “Arvo” de Jê Américo..

Na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi artista o plástico e arquiteto Jê Américo dos Santos realiza vernissage da exposição segundo ato de seu projeto “Linhas: 3 atos”, no dia 08 de setembro, às 19h. A exposição poderá ser visitada até 30 de setembro.



Sobre o obra:

Para a segunda série de três exposições elaboradas a partir do universo musical, Jê Américo busca inspiração no minimalismo das hipnóticas composições do músico estoniano Arvo Pärt.  A abstração dos estímulos sensoriais criados pelo som é traduzida pelo artista em 12 desenhos, com formatos de 30x42cm e 42x30 cm, utilizando a técnica de nanquim sobre papel num processo sinestésico que evoca a possibilidade de expressar em cores, texturas e volumes as sensações experimentadas nas audições das músicas que dão título aos desenhos, como: “Silentium”,”Fratres”e “Spiegel im Spiegel”.






Sobre Jê Américo:

Com formação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de São Paulo (USP), em 1994, o artista plástico Jê Américo inicia carreira de desenhista técnico em escritórios de arquitetura, época pré-informática, na segunda metade da década de 70, quando os desenhos eram elaborados com canetas nanquins, esquadros e régua paralela. Desde o início da faculdade até o momento, desenvolve projetos de arquitetura, mobiliário e gerenciamento de obras.
Em 2008, por sugestão de um amigo artista plástico, faz a primeira série de mapas a partir do contorno da América do Sul. Já nesses trabalhos, surgem as linhas, que serão uma marca importante nos trabalhos posteriores.
Práticas de meditação Zen Budista, estudos sobre Lógica, Matemática, Física e Filosofia da Ciência influenciaram a produção que se desenvolve a seguir. A questão da materialidade da realidade, explorada nas esculturas de Jesus Soto, e a geometria difusa de Mark Rothko, são também referências visuais fundamentais.
A ausência de linhas de contorno torna as formas inefáveis, ora surgindo como adensamentos do campo em que se encontram imersas, ora pela vibração de cores intensas, que como partículas subatômicas, permitem diferentes camadas de leitura, cada vez mais profundas, de sua composição.


Fonte Livraria Cultura

Nenhum comentário

Postar um comentário

Copyright © 2015 - clickjoribeiro.com.br

Todos os direitos reservados

Design e código: Sanyt Design | Imagem logo: Deposit Photos