sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Versáteis, cogumelos ganham preferência do público e espaço na alta gastronomia



Baixo teor de gordura e alta concentração de proteínas são alguns motivos que contribuem para que o ingrediente se torne o "queridinho" da culinária.

Cada vez mais incorporado à culinária, os cogumelos ganharam o paladar dos brasileiros. O mais comum deles - o champignon não reina sozinho na gastronomia há muito tempo. O ingrediente da vez é o shimeji que possui alta concentração de proteínas e baixo teor de gordura.

Em massas ou saladas, servido como entrada ou prato principal, o shimeji pode ser uma boa opção para quem está reduzindo o consumo de carne vermelha. Além de ser um ingrediente longe de calorias, de modo geral, os cogumelos são fontes de antioxidantes, protegem o sistema imunológico e podem ajudar na prevenção do Mal de Alzheimer. Outro que tem ganhado espaço e preferência é o shitake, que tem entre seus benefícios um reconhecido poder afrodisíaco.

Segundo Guilherme Vieira, chef da rede Mousse Cake, a  preferência se dá pela facilidade de combinações que as iguarias oferecem, sendo bem servidas com risotos, molhos, saladas e na preparação de pratos vegetarianos. "A riqueza de vitaminas, sobretudo as do complexo B, chama atenção dos ingredientes, além de serem versáteis e proporcionar uma infinidade de combinações entre os alimentos. Pelo sabor, podem também substituir muito bem a carne em uma refeição", comenta. Ele exemplifica algumas combinações que ganharam muitos adeptos e que estão entre as mais requisitadas do cardápio da rede de restaurantes. É o caso do Fettuccine Italiana com alcachofras, champignon, shitake e parmesão, o Filé com shimeji e shitake que inclui purê de mandioquinha e arroz negro e risoto de cogumelo que inclui arroz carnaroli, funghi, shitake, shimeji e champignon.


Entre as diversas opções servidas no Mousse Cake está o prato Fettuccine Italiana com alcachofras, champignon, shitake e parmesão - foto divulgação

Conheça: www.moussecakecafe.com.br


Nenhum comentário

Postar um comentário

Copyright © 2015 - clickjoribeiro.com.br

Todos os direitos reservados

Design e código: Sanyt Design | Imagem logo: Deposit Photos