quarta-feira, 16 de março de 2016

Cinco passos para iniciar uma mudança radical e positiva na sua dieta

A editora Alaúde acaba de lançar a obra Mude sua dieta em 52 passos simples, da blogueira e nutricionista Sharon Palmer. A autora já publicou mais de 850 artigos nos principais veículos americanos sobre alimentação saudável, abordando assuntos variados como: dietas à base de vegetais, práticas sustentáveis de agricultura e culinária. Sendo assim, gostaria de sugerir uma pauta com cinco dicas e receitas para iniciar uma mudança radical e positiva na sua dieta – sem inclusão de alimentos de origem animal e com um número maior de legumes, verduras, grãos e cereais.



1.       Seja exigente com os carboidratos:



Podemos dizer que o problema não é propriamente a quantidade de carboidratos, mas o tipo que se consome. “Se esbaldar com carboidratos de rápida digestão e refinados – como salgadinhos, docinhos bebidas e pão branco feito de farinha refinada – não é algo muito saudável”, conclui a nutricionista. Esses alimentos elevam rapidamente os níveis de glicose do sangue e estão associados à doenças do coração, diabetes tipo 2 e obesidade. Exemplo de receita com carboidratos saudáveis: Cozido defumado com batata-doce.



2.       Não tenha medo de gorduras:




O nível de gorduras saturadas deve-se manter no mais baixo possível - menos de 10% das calorias diária. Porém, é necessário ressaltar que existem gorduras que são boas para o coração como, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas. Essas, são encontradas nas gorduras vegetais, por exemplo, as de oleaginosas, sementes, azeitonas, abacates e óleos vegetais que são benéficas para o coração. É importante incluir uma pequena quantidade desses alimentos em seu cardápio.



3.       Consuma alimentos da forma mais natural possível:

Reforce o consumo de alimentos integrais, pois esses não são pulverizados e nem refinados. Buscar por alimentos que sejam naturais e minimamente processados – e que tenham ingredientes que você possa identificar a olho nu, faz uma diferença considerável na alimentação. Por exemplo: escolha cenouras e não salgadinhos com cor de cenoura; em amêndoas e não barrinhas de cereal sabor amêndoas e etc.



4.       Faça da variedade um lema:


A variedade no consumo dos alimentos deve vir em primeiro lugar, pois a nossa a saúde depende disso. “Se alguém consome apenas alface-americana e jamais come as folhas verde-escuras da rúcula, da couve e do espinafre, está deixando de obter um monte de vitaminas, minerais, fotoquímicos e proteínas”, conclui a blogueira. Ou seja, devemos variar ao máximo nossa alimentação para que possamos preencher as pequenas lacunas nutricionais ao longo da semana. Exemplo de receita: Pizza salada de rúcula.



5.       Tire a carne do centro do seu prato:

Essas refeições que possuem o alimento de origem animal – sobretudo a carne – como centro do prato, são tipicamente americanas e introduzidas em nossos costumes. Porém, esse tipo de alimentação pode levar rapidamente as pessoas rumo à obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Com isso, a dica de Sharon Palmer é que devemos fortalecer nossa dieta com o poder dos vegetais e mudar nosso modo de pensar nas refeições. “Não devemos pensar em frango na segunda-feira e bife na terça. Pensemos em couve na segunda e lentilha na terça”, ressalta Palmer. Exemplo de receita: Pizza salada de rúcula.

O que você acha?

Caso tenha interesse podemos disponibilizar algumas receitas para publicação.

Abaixo, segue release completo da obra para conhecimento.

Abraços,

Sem título

Editora Alaúde lança livro de nutricionista americana com receitas e dicas fáceis para melhorar a dieta

A obra Mude sua dieta em 52 passos simples expõe as qualidades da alimentação vegana, estimulando a adoção de um cardápio que inclui legumes, verduras, grãos e cereais, com mudanças graduais na rotina das pessoas.


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FICHA TÉCNICA:



Título: Mude sua dieta em 52 passos simples

Autora: Sharon Palmer

Fotografia: Heather Poire

Tradução: Maria Sylvia Corrêa

Formato: 16 x 23 cm

Nº de Páginas: 376

Acabamento: brochura com orelhas; miolo colorido

ISBN: 978-85-7881-341-3
Preço: R$ 54,90



“Se eu pudesse oferecer apenas um único conselho nutricional, ele seria: apaixone-se pelos vegetais. Pois, se começamos a amar os vegetais de verdade – desejando seus sabores, suas texturas, seus aromas e suas cores -, eles vão corresponder.”



Escrito pela renomada nutricionista e blogueira americana Sharon Palmer, o lançamento da Editora Alaúde Mude sua dieta em 52 passos simples explica, com 125 receitas veganas, a importância de se alimentar diariamente de vegetais integrais, ou seja, que não sofreram processamento. Segundo a autora, uma dieta balanceada, sem ingredientes de origem animal, é a melhor maneira de manter a saúde e prevenir problemas cardíacos, obesidade, diabetes tipo 2, câncer, doença de Alzheimer, entre outras. O livro estimula a pessoa a melhorar sua alimentação escolhendo metas pessoais que variam de “vou comer pelo menos uma refeição à base de vegetais por dia” até “vou parar de consumir qualquer produto de origem animal.


Sobre a autora:

Sharon Palmer fez de suas duas paixões – comer e escrever – a pedra fundamental de sua carreira. Nutricionista com mais de 15 anos de atividade, a autora compartilha sua vasta experiência profissional com os leitores de seu blog – Plant-Powered Blog – em posts que tratam de saúde e bem-estar. Em paralelo, Sharon se dedica a pensar a importante relação entre alimentação e meio ambiente, o que já resultou em mais de 850 artigos publicados em veículos como Better Homes & Gardens, Prevention, Oxygen, LA Times, Cooking Smart and Culinology, e que abordam assuntos os mais variados, desde dietas à base de vegetais até práticas sustentáveis de agricultura e culinária. Ela também é a editora do premiado informativo sobre saúde Environmental Nutrition.

Mude sua dieta em 52 passos simples é seu segundo livro sobre as vantagens de uma alimentação à base de vegetais integrais. Sharon mora nos arredores de Los Angeles com o marido e os dois filhos; nas horas vagas, gosta de descobrir novos ingredientes nas feiras livres locais para criar receitas inéditas para a família e os amigos.



Sobre a editora:

Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.



Informações à imprensa:
Virta Comunicação Corporativa

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