quarta-feira, 19 de julho de 2017

Exposição Mil Tsurus - A História Que Inspirou O Artista Henrique Vieira Filho

Retornando de sua recente exposição em Miami, o Artista Henrique Vieira Filho apresenta suas novas obras, tendo como elo, a tradição japonesa de dobraduras de papel (origami) em forma de tsurus (aves grous, assemelhadas às garças).

Música ao vivo (MPB e japonesa), sushi vegano e muita gente do bem estarão presentes para conhecer as novas telas de Henrique Vieira Filho, que colorem tsurus, a paz e empoderam o feminino nipo-brasileiro.

Pela primeira vez, o Artista apresenta ao público suas esculturas, cuja técnica mista inusitada, une a beleza e textura de suas telas ao formato tridimensional, no que denomina Esculturas Origamis, obras apresentadas em tamanhos diversos, confeccionadas em tecido de algodão parcialmente enrijecido. Sua calculada elasticidade possibilita a quem adquirir as peças aplicar leves modelagens na escultura, tornando-se co-criador da Arte.

Neste 06 de agosto, Dia Da Paz, na Exposição Mil Tsurus, todos poderão interagir e criar colaborativamente na instalação que conta com uma escultura de tsuru (de mais de dois metros), que receberá desenhos, cores, mensagens de paz e desejos de cada visitante, que terão à sua disposição uma variedade de materiais para escrita e pintura.

Uma oficina de ensino de origamis orientará a quem desejar fazer suas dobraduras, podendo levar uma de lembrança e somar as demais que dobrar, aos lotes de mil que serão encaminhados a organizações beneficentes.

Música ao vivo (MPB e japonesa), sushi vegano e muita gente do bem estarão presentes para conhecer as novas telas de Henrique Vieira Filho, que colorem tsurus, a paz e empoderam o feminino nipo-brasileiro.

A História Que Inspirou 
O Artista Henrique Vieira Filho
Aquele que dobrar mil tsurus terá seu desejo atendido e esta lenda deu esperanças à pequena Sadako Sasaki, vítima tardia dos efeitos das bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.
Hospitalizada, a menina dedicou-se aos origamis, desejando a paz e o restabelecimento de todas as vítimas. Ainda que tenha falecido antes de completar a empreitada, sua história inspirou o país e o mundo, revitalizando a tradição dos Mil Tsurus.

Todos os anos, milhares e milhares de tsurus de papel colorido são enviados de toda parte do Japão e do mundo, sendo depositados junto ao “Monumento das Crianças à Paz” (Torre dos Tsurus), de 1958, instalada no Parque da Paz, em Hiroshima, que eterniza a pequena Sadako Sasaki tendo um grande tsuru dourado em suas mãos.

MIL TSURUS
06 de Agosto - 15 às 21hs
Na HVFArtes - Alameda Santos, 211
São Paulo - SP
Serviços e Maiores informações:

Fabiana Vieira
www.hvfartes.com.br
contato@hvfartes.com.br
WhatsApp - 11 - 93800-1262
Curadoria:
Roko Brasil
www.rokobrasil.com.br
rokobrasil@gmail.com

Nenhum comentário

Postar um comentário

Copyright © 2015 - clickjoribeiro.com.br

Todos os direitos reservados

Design e código: Sanyt Design | Imagem logo: Deposit Photos