quinta-feira, 3 de maio de 2018

DESFILE DO PROJETO TOP5 CONSAGRA NOVAS MARCAS NO MERCADO

Parceria entre IN-MOD e Sebrae insere Borana, Kalline, Karine Fouvry, LED e Vankoke no Calendário Oficial da Moda Pela segunda temporada consecutiva, cinco marcas de diferentes partes do Brasil desfilaram suas coleções na passarela da São Paulo Fashion Week por meio do projeto Top5, uma parceria do IN-MOD com o SEBRAE.


Borana (ES) Com inspiração em um estilo leve e essencialmente brasileiro, a grife de moda praia Borana apresentou na passarela do SPFWN45 dez criações assinadas pela estilista Patiara Aguiar, que se inspirou em uma vida simples, cheia de cor e em contato com a natureza para criar sua coleção de verão, Vida na Vila. Com peças estampadas à mão, em estilo aquarela, e mostrando elementos da vida simples com pés descalços, os biquínis e maiôs da grife ganham detalhes artesanais e rústicos em madeira de reflorestamento. A marca escolheu artesãos locais para criar e compor esses acessórios. A estilista trouxe tammbém peças que complementam os looks praia com tecidos em lycra estampada, lycra texturizada, viscose, linho e macramê. “Depois de nosso primeiro desfile na temporada anterior da SPFW, houve grande repercussão da marca entre nossos consumidores e vendemos praticamente tudo! Para este desfile, trouxemos peças bem tropicais sem perder a identidade colorida da marca, leve e essencialmente brasileira. Investimos em um trabalho puramente artesanal, com todas as estampas feitas à mão. Nas peças, trabalhamos com elementos bem brasileiros, como o macramê, a corda, as bolinhas de madeira à base de reflorestamento e acessórios em palha” conta Patiara Aguiar, designer da marca. A beleza do desfile foi assinada por Robert Estevão, que escolheu para os cabelos o visual praiano, mantendo os fios levemente ondulados, sem grandes produções. A make apresentou pele bem corrigida, trazendo um ar saudável. O acabamento ficou por conta do blush rosado bem natural, lábios delicados e hidratados e olhos esfumados.


Kalline (SC) A marca apresentou peças que representam o mundo em transição. Novas estruturas começam a se desenhar num horizonte ainda incerto. E, no portal para um novo mundo, os sentidos de abrigo e proteção são ressaltados por casacos alongados com padronagem de matelassado em formato favo. Migrar para um novo espaço tempo em busca de um porto seguro. Essa é a ideia da Kalline, marca com tradição nas peças em couro, que apresentou na passarela da SPFW a coleção Hangar, com proposta de sobreposições para o inverno 18/19. Com tradição no mercado de couro há mais de 25 anos, a grife aposta em novas superfícies para o couro com cores holográficas e efeito molhado em clássicos trench coats e sobreposições que representam a transição para um futuro onde a voz interior falará mais alto. Com estilo clássico e casual, trabalhando sempre com couro, matéria-prima nobre e de manuseio e produção bastante artesanal, as peças tem acabamento refinado e oferecem conforto ao vestir. “Desde nossa participação no projeto, sempre considerei a proposta um desafio. Trabalhamos com couro em sua forma tradicional e clássica há 27 anos, desde a fundação da empresa por meus pais. Depois de nosso desfile de estreia, enxergamos a imensa capacidade de ousar e explorar um novo estilo do nosso design. Na coleção Hangar estamos aperfeiçoando técnicas específicas para se trabalhar o couro com aplicações no próprio tecido, inspiradas nos movimentos dinâmicos da natureza e a busca pelo novo mundo” explica Eduardo Rizzoto, estilista da marca. A beleza do desfile foi assinada por Robert Estevão, que escolheu para os cabelos um look natural, deixando os fios com volume. A make apresentou pele bem corrigida, trazendo um ar saudável. Os modelos femininos e masculinos desfilaram um esfumaçado poderoso nos olhos, deixando o visual bem marcado.

Karine Fouvry Resort (RJ) Reconhecida por sua visão autoral e cosmopolita de moda resort de luxo, Karine Fouvry tornou-se referência na confecção de kaftans e quimonos sofisticados de seda ou linho, usando técnicas tradicionais de bordado e crochê, junto com estampas vibrantes. Essas peças exclusivas e atemporais são fluidas, sensuais e possuem versatilidade, ideais tanto para o dia, quanto para a noite, perfeitas para o Brasil e também para viagens afora. Na passarela da SPFW, a estilista apresentou a coleção Gipsy, propondo peças fluidas e misteriosas, trabalhando com crochê e macramé tradicional, compondo looks desta coleção simbólica. “Uma mulherboêmia”, de alma livre e dona das próprias regras, sua coleção mostra uma afinidade forte com a natureza e os elementos que a integram, a espiritualidade junto com a liberdade se traduzem em como se veste, com fluidez, exuberância. Ela é filha do oceano e da lua, ela é Gaia. “Ela nasceu para ser livre, deixe-a ser livre e você nunca a perderá.”. É assim que a designer francesa Karine Fouvry imaginou uma musa boêmia e etérea para narrar sua coleção Inverno 2018. “A ideia era apresentar melhor fluidez nas nossas peças e uma silhueta mais longilínea, que é o nosso principal objetivo. Busquei melhorar a execução de nosso trabalho, incluindo acessórios e joias, nascendo um desejo e uma necessidade de fazer parceria com outros artistas. As bolsas são da marca Anne Froes e a designer que assina os acessórios é a Aranha”, explica a estilista Karine. A beleza do desfile foi assinada por Robert Estevão, que escolheu para os cabelos um look natural, deixando os fios com volume. A make apresentou pele bem corrigida e ganhou destaque nos olhos, com um delineador em formato geométrico.

LED (MG) Em Apocalítica, a LED expande sua reflexão sobre a diversidade dos corpos, que permeou os primeiros anos da marca para além da identidade de gênero. A experimentação, aliada ao design que subverte o tradicional, é ferramenta de questionamento e resistência à normatividade. O posicionamento de contracultura é percebido também na forma de desenvolvimento do trabalho da marca. Enquanto a moda tradicional se baseia nas estações do ano, a LED aposta em coleções menores e atemporais. A escolha dos materiais, cores e acessórios se descola da variação climática para se basear em narrativas. Os moldes sempre muito amplos e carregados em volume procuram não demarcar os limites do corpo. Para a N45, a LED aposta em uma cartela de cores intensas e materiais inovadores como plataforma de minuciosos trabalhos manuais, já em escassez na cadeia produtiva da moda. O crochê, que marcou o desfile de estreia no SPFW, foi ressignificado em novas tramas e combinações para esta coleção. As “colabs”, que permeiam a trajetória da LED, seguem como um dos pontos-chave para o desenho da figura proposta por Apocalíptica. Os acessórios, calçados e bolsas usados no desfile e na campanha foram desenvolvidos em parceria com outras promissoras marcas mineiras. “Essa coleção fala sobre as bruxas da atualidade, apocalípticas, as personagens de maior perseguição à todas as minorias que temos atualmente no Brasil. Evoluímos a identidade da nossa t-shirt com o emblema ‘bicha power’ para ‘bicha apocalíptica’ nessa edição. “Parem de nos queimar’ é a mensagem que quero passar, me referindo a todas as minorias perseguidas como forma de protesto. Desde cedo aprendemos os padrões que devemos seguir, a maneira que devemos nos portar, as escolhas que devemos fazer. Não seguir essas normas sociais é uma forma de protesto, é uma forma de nos posicionarmos e mostrarmos o que realmente somos: diversos, múltiplos, plurais”, explica Célio Dias, criador da marca. A beleza do desfile foi assinada por Robert Estevão, que maquiou homens e mulheres mantendo a pele limpa e corrigida, sem muito brilho e escolheu cores fortes para delinear os olhos e pintar os lábios, criando um visual combinado. 

Vankoke (RN) A marca potiguar da empresaria e estilista Adriana Patrícia, homenageia o trabalho da artista e botânica britânica Margaret Mee (1909-1988) em sua segunda participação na passarela do São Paulo Fashion Week. A coleção é inspirada no tempo em que ela viveu no Brasil quando fez diversas expedições pelo Rio Amazonas e seus afluentes, coletando e pintando espécies magnificas da flora tropical. A sensibilidade artística, aliada ao rigor técnico dos desenhos e à sua personalidade, alertaram o mundo para o perigo de extinção de centenas de espécies, ameaçadas pela devastação das florestas do Brasil. A moda, com seu grande alcance e influência, pode ser um vetor para que o trabalho de consciência ambiental seja uma prática comum para todos. É com esse pensamento que a
 Vankoke apresenta sua coleção de verão 18/19. As plantas catalogadas por Margaret Mee servem de inspiração para peças em seda e linho, que receberam as estampas e pinturas artesanais das artistas Tatiana Ayder e Pati Lobo. As peças para o verão da Vankoke aparecem com muito volume, babados e tons pasteis. As listras, um clássico das padronagens também fazem parte do verão 2018/19 da marca. Uma exposição de arte através das roupas com obras feitas para valorizar a silhueta feminina. Nós saímos do nosso mundo e mergulhamos neste universo do SPFW que apresenta grande visibilidade para  nossa marca, é ótimo ouvir o feedback de outros estilistas que nos orientam para um próximo passo” conta a estilista Adriana Patrícia. A beleza do desfile foi assinada por Robert Estevão, que escolheu manter os cabelos presos em coques bem alinhados. Na maquiagem, pele corrigida e natural, com lábios hidratados e pouco brilho. Os olhos receberam um toque esfumaçado, ganhando destaque.


O programa visa promover o crescimento das empresas oferecendo consultoria de moda, negócios e design dentro do maior evento de moda da américa latina. Na edição 45, as grifes Borana (ES), Kalline (SC), Karine Foury (RJ), LED (MG) e Vankoke (RN) fizeram sua apresentação na passarela em um desfile único que aconteceu no dia 24 de abril, às 17hs, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Sobre o IN-MOD Criado em 2004, o IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado. Desde sua fundação, o IN-MOD trabalha para integrar esforços públicos e privados em torno de um planejamento sustentável de médio e longo prazo para a moda e o design brasileiros, gerando desenvolvimento através da Economia Criativa. Em 10 anos, o IN-MOD já promoveu 9 rodadas de Encontros de Economia Criativa, eventos internacionais, 54 exposições, instalações, festivais de cultura, livros, documentários e outros. Hoje, o IN-MOD está à frente, ao lado do SEBRAE, do “Contextualizar na Moda”, mais uma iniciativa voltada para o fomento ao design e à inovação. 

Quer saber mais 
Assessoria de imprensa - Approach Comunicação

Nenhum comentário

Postar um comentário

Copyright © 2015 - clickjoribeiro.com.br

Todos os direitos reservados

Design e código: Sanyt Design | Imagem logo: Deposit Photos