quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Dicas e Roteiro de Viagem - Riviera Francesa Côte d’Azur Nice, Cannes, Mônaco, Grasse, St Tropez

Seguindo a minha viagem, saímos de Florença - Itália rumo a tão esperada Riviera Francesa, confesso que tive que escolher e entre o norte da Itália (Veneza) e a Riviera, mas a curiosidade bateu muito mais alto, a tão falada Riviera Francesa Côte d’Azur Nice, Cannes, Mônaco, Grasse e St Tropez. Entre as opções resolvemos ir de carro, pois passaríamos também pela Riviera Italiana, bem dispostos a alta pista, velocidades altas e túneis sem entre uma cidadezinha e outra avistávamos paisagens inesquecíveis, porém foram mais ou menos cinco horas e meia, parando por diversas vezes, um detalhe importantíssimo quanto aos pedágios os italianos você retira um "Passe Livre"
 e paga na ultima saída do país ou se resolver entrar em qualquer cidade paga com euros (tenha cartão de crédito liberado as vezes pede somente cartão), já no francês muitas vezes pode ser o dois, não pague com moedas picadinhas o sistema não reconhece dai é um parto, principalmente se não falar francês, exemplo se der 2,50 Euros pague com duas moedas de 1,00 e uma moeda de 0,50 cinquenta, ok!
Quase chegando já em Nice o waze nos levou a uma entrada posterior a primeira entrada, veja no mapa a localização do hotel, muitas vezes ele erra na Europa, pegamos muito trânsito ao chegar que apesar de não parecer tão grande, possui um fluxo de carros intenso, prepare-se!

Vamos ao roteiro:

Primeiro dia: Praticamente perdemos ele todo viajando, chegamos cansados no hotel, e por ali resolvemos até jantar, por isso se for fazer este mesmo roteiro, venha de avião aproveitará ainda o dia em Nice.

Segundo dia: Fomos direto a Menton já ouviram falar ?!(Menton (Mentan em mentonasco, Mentone em italiano) é uma localidade francesa situada no departamento dos Alpes Marítimos, na região de Provença-Alpes-Costa Azul. Está situada quase na fronteira italiana, a meio caminho da cidade italiana de Ventimiglia e o principado do MônacoMenton é o centro cultural do chamado País Mentonasco. O esporte é representado, no futebol, pelo Rapid Omnisports de Menton, clube fundado em 1916 e que disputa atualmente campeonatos regionais. No rugby, a cidade tem como representante o Club Webb Ellis de Menton.
Fica a uns 10km aproximadamente para frente de Elze e Mônaco, uma graça de lugar, aonde até fizemos uma pequena refeição por hora do almoço, na beira da praia. Para quem busca tranquilidade ótima opção para se hospedar e mais barato. Após seguimos a Mônaco por uma estrada via mar, lá em Menton tem várias placas que te levará a paisagens inesquecíveis, bem ali próximo você já chega. Já em Mônaco um pequeno principado soberano situado ao sul da França, o que você vê pela telinha nas corridas de formula 1 é exatamente ao vivo. As peculiaridades são muitas, poucos carros nas ruas, ainda que muitos elétricos pequenos, paramos em um supermercado para ir ao toalete "curiosidade" Marche não há, ui! Aproveitamos para ver os preços,  baratos para bebidas como vinho, pro séc e champagne. Logo rumo ao Cassino um dos pontos turísticos mais visitados também em Monte Carlo, prepare se quiser dar uma jogada, a entrada ao hall e ao café não se paga,  porém para entrar ao Cassino terá que comprar e pagar 80 Euros por pessoa para começar, a vestimenta também deve ser completa nada de tenis e roupas esportivas, vale a pena conhecer. bem ao lado tem uma loja de souvenir irrestível para quem adora colecionar, tipo eu! Caso esteja em Nice volte pela estradinha interna, pois ao chegar verá uma vista inesquecível e maravilhosa.

Vista do hotel em Nice - Riviera Francesa
Foto divulgação - Imagem Click Jo Ribeiro
Promenade du Paillon io jardim céu aberto é incrível restaurado faz sucesso como uma sinfonia quando as águas sobem e descem! Fantástico!

Vista de Menton - Riviera Francesa
Vista de Mônaco - Monte Carlo
Cassinos de  Mônaco - Monte Carlo
Cassino de Monte Carlo

Terceiro dia: O roteiro era Cannes, Grasse, St Tropez  se for fim de semana, vá direto a St Tropez e aproveite o que puder, pois Cannes ao contrário do que todos falam deixou bem a desejar e Grasse (perfumarias) que é o tcham tem que estar abertas, no domingo (fechado). Curiosidade é algo perturbador,  por isso não quis ver nenhum programa antes da viagem já para não criar expectativas St Tropez não me decepcionou, terá que passar em dois bairros antes de finalmente chegar lá, o que com certeza valerá a pena. Bem ao lado da marina tem vários restaurantes para vários gostos, resolvemos ficar L' Opera bem ao nosso estilo, algo de passagem maravilhoso, nada muito barato mas já que na Rivieira tudo é caro, escolhemos pelo melhor.

Saint Tropez a cidade que encantou famosos do mundo inteiro, a mim também!
 Saint Tropez - Marina
 L' Opera Saint Tropez
 Grasse Cidade dos perfurmes
 Cannes - Riviera Francesa
 Cannes - Riviera Francesa Exposição de carros antigos

Quarto dia: Rumo a entrega do veiculo a San Remo, pois acreditem se quiser, não há locadoras que possam entregar o carro na França. Tivemos que nos deslocar até esta linda cidade na Riviera Italiana para entregar o veiculo, o que também valeu muito a pena, a cidade é uma graça, tem restaurantes, comércios e praia. Como estivemos de passagem não pudemos explorar mais, retornamos de trem para Nice, ótima pedida pois as paisagens são incríveis por isso até demorados, mas valeu a pena.

Em Nice circulamos de carro por todo o lado, ficamos bem ao lado do hotel Negresco, diga de passagem por uma pouca diferença poderíamos ter nos hospedado lá. Na volta ainda do quarto dia andamos a pé na avenida principal de lá onde se concentra todas as lojas de marcas, departamentos, Galeries Lafayette e etc, enfim para quem tem interesse em compra não pode deixar de passar por lá. No segundo dia jantamos no Restaurante Le Reserve fica próximo a Marina de Nice, perfeito romântico só atendem com reservas, vista e atendimento excelente, e as comidas nem preciso destacar, simplesmente maravilhosos voltaria lá com certeza. Se for de taxi tudo bem e se estiver de carro tem manobrista quer mais?!

Nice La Reserve
Nice La Reserve - Petit Four
 Nice La Reserve requinte e sofistição nota 1000
Foto divulgação - Imagem Click Jo Ribeiro

Bem resumo quatro dias é pouco, se puderem estender para sete, com certeza aproveitarão muito mais o Roteiro de Viagem na Riviera Francesa Côte d’Azur Nice, Cannes,  Mônaco, Grasse, St Tropez.